OAB Castro

Contador de Acessos

contador de visitantes

Notícias / OAB/PR

04/11/2013 - 04/11/2013 - Corregedor-geral da Seccional falou sobre ética na advocacia na OAB Umuarama

O corregedor-geral da OAB Paraná, Odair Vicente Moreschi, ministrou palestra na última quarta-feira (30) sobre ética na advocacia para os alunos do 5º ano de Direito da Universidade Paranaense (Unipar). O evento, realizado na sede da Subseção de Umuarama, abriu a série de cursos que a Escola Superior de Advocacia (ESA) irá promover em todo o estado com o objetivo de orientar o advogado e o acadêmico de direito acerca da ética profissional, abordando os principais pontos do Estatuto da OAB.

A iniciativa foi idealizada por Moreschi visando à redução do número de processos disciplinares na Seccional. “A ESA abraçou a ideia porque o aspecto ético da formação do advogado é nossa preocupação. Nossa missão é levar ao advogado o conhecimento e a ética”, explicou a coordenadora da ESA, Rogéria Dotti.

“Sabemos que muitos profissionais cometem uma infração por desconhecer o código de ética da OAB. Queremos orientar advogados e alunos o 5ª ano de faculdades de Direito, que estão prestes a fazer o Exame de Ordem, sobre os limites éticos da profissão. O advogado que atuar com ética certamente terá sucesso”, sustentou Rogéria.

A presidente da OAB Umuarama, Andrea Grassetti Pacheco Guimarães, avaliou positivamente a iniciativa. “A palestra do corregedor-geral Odair Vicente Moreschi foi excelente, muito prática, com muitos exemplos do dia-a-dia da advocacia. Ao final, os acadêmicos participaram com muitas perguntas e puderam esclarecer suas dúvidas”, disse.

De acordo com Andrea, foi uma oportunidade de aproximar os futuros advogados da Ordem. “A ESA tem sido muito importante para a subseção. Os cursos presenciais e telepresenciais sempre têm participação expressiva da advocacia local e em muito têm contribuído para a atualização profissional”, destacou.

Nos dias 25, 26 e 27 de novembro a ESA promove o curso “Ética do Advogado: Estatuto da Advocacia e da OAB”, em Curitiba. Serão abordados os principais pontos do Estatuto da OAB: Prerrogativas, Disciplina, Cancelamento e licenciamento, Publicidade, Sociedade de Advogados, Honorários, Publicidade, Incompatibilidades e impedimentos, Sociedades de Advogados e o funcionamento da OAB. Em breve as inscrições estarão abertas no site da ESA. Para falar sobre o tema, a ESA convidou os advogados Renato Kanayama, presidente do Tribunal de Ética (TED) da OAB Paraná; Martim Afonso Palma e Paulo Afonso da Motta Ribeiro, membros do TED.

Fonte: OAB/PR